segunda-feira, 26 de maio de 2008

Conduzir à Chuva

Visto que a chuva teima em não nos abandonar, apesar de já estarmos no final de Maio, achei que seria interessante apresentar alguns cuidados para ter uma condução segura quando conduzo à chuva:

1 - Pressão dos pneus: Com chuva deve-se baixar ligeiramente a pressão dos penus para termos uma maior superfície de contacto com o asfalto. No entanto, sempre conduzi com a pressão correcta indicada pelo fabricante e nunca tive problemas. Deixo esta ao vosso critério, ao vosso tipo de mota e de condução. Muito importante é ter os pneus em boas condições para aumentarmos ao máximo a aderência dos mesmos! Se está a pensar colocar uns pneus novos, quando começa a aparecer a chuva é a altura ideal.

2 - Acelerador: DEvemos ter atenção à maneira como aceleramos, não podemos "rodar o pulso" da mesma maneira! Temos de desacelerar mais cedo quando entramos em curvas (para compensar de certa maneira a falta de tracção) e temos de rodar mais calmamente o pulso ao atingirmos o apex/saída da curva, pois senão a roda de trás derrapa e lá vamos nós...

3 - Travões: Trave com a mesma intensidade de quando está bom tempo mas tenha em atenção que por os discos estarem molhados o inicio da travagem pode demorar um bocado mais. Não caia no erro de colocar ainda mais pressão porque o mais certo é ir parar ao chão... É preciso também ter em atenção o facto de a mota poder derrapar um bocado mais, pois isso tem de aumentar a sua distância de segurança.

4 - Posicionamento do corpo: Uma das coisas que aprendemos no curso de condução defensiva é "sair da mota" nas curvas, principalmente quando o piso está molhado. Ao "sairmos da mota", estamos a alterar o centro de gravidade, conseguimos curvar mais facilmente sem praticamente ter de inclinar a mota. Logo, se a mota está a direito não vai haver problemas com a água! (já teve algum problema a passar por bocados de água em rectas??? também acho que não :) )

Evite também as poças de água que normalmente escondem buracos grandes. Também a evitar são as bermas das estradas, pois é onde se concentra a maior parte da água e das sujidades, convém tentar circular pelo meio da faixa.

Boas curvas e boa condução à chuva, pois há dias em que é mesmo a coisa que sabe melhor! Aqui fica um video a mostrar isso, um tipo a ir para o trabalho num dia de chuva :)

Nenhum comentário: